sábado, 12 de dezembro de 2009

Monitores CRT e LCD

Chama-se monitor ao periférico de afixação do computador. Distinguem-se em duas famílias de ecrãs: Os monitores CRT e os monitores LCD.

Monitores CRT

Os monitores CRT utilizam a tecnologia que é mais utilizada no fabrico de ecrãs de televisão. Neste, um intenso fluxo de alta energia de electrões é utilizado para formar imagens numa tela fluorescente. Um tubo de raios catódicos é basicamente um tubo de vácuo que contem um electrão arma numa extremidade e uma tela fluorescente noutro sentido. A partir deste electrão, um forte feixe de electrões é gerado por um processo chamado de emissão thermionic. Estes electrões são feitos para a viagem através de um estreito caminho dentro do tubo com alta velocidade através de vários dispositivos electromagnéticos para finalmente encontrar os pontos fluorescentes na tela, criando assim uma imagem.

Vantagens:
- Baixo custo de fabricação;
- Grande banda dinâmica de cores e contrastes;
- Grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).

Desvantagens:
- As suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50cm de profundidade e pesar mais de 20kg);
- O consumo elevado de energia;
- A possibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raios x). Este último problema é mais frequentemente constatado em monitores e televisores antigos e desregulados, já que actualmente a composição do vidro que reveste a tela dos monitores detêm a emissão dessas radiações.


Monitores LCD

Os monitores LCD são ecrãs de cristais líquidos e é uma das mais avançadas tecnologias disponíveis no momento. Tipicamente, um monitor LCD é constituído por uma camada de cor ou pixéis monocromáticos arranjados esquematicamente entre um par de eléctrodos transparentes e dois filtros de polarização. Este efeito é conseguido através da polarização da luz em diferentes quantidades. Actualmente, existem dois tipos diferentes de tecnologia LCD disponível. Estas incluem a matriz activa ou TFT, e uma matriz passiva tecnologia. Entre estes, a tecnologia TFT é muito segura, fiável e gera uma melhor qualidade de imagem. Por outro lado, a matriz passiva tem uma resposta lenta e está lentamente a tornar-se obsoleta.
Nos últimos tempos, os monitores LCD estão se a tornar cada vez mais populares entre os consumidores.

Vantagens:
- A capacidade de formar uma imagem praticamente perfeita, estável, sem cintilação, que cansa menos a visão - desde que esteja a ser operada na resolução nativa.
- Consomem menos energia;
- Não emitem radiação nociva;
- Os modelos recentes têm correcções de distorções, deixando as imagens mais reais, mesmo em movimento.

Desvantagens:
- O maior custo de fabricação (o que, porém, tenderá a impactar cada vez menos no custo final do produto, à medida em que o mesmo se for popularizando);
- O facto de que, ao trabalhar numa resolução diferente daquela para a qual foi projectado, o monitor LCD utiliza vários artifícios de composição de imagem que acabam degradando a qualidade final da mesma;
- O preto que ele cria emite um pouco de luz, o que confere à imagem um aspecto acinzentado ou azulado, não apresentando desta forma um preto real similar aos oferecidos nos monitores CRT. Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

Postar um comentário